Locutor: Auto Dj
Programação: Automática

Notícias

Insubmissa: Web rádio na Zona Norte de Natal é canal de resistência na periferia

  • Tamanho-da-letra
  • menor
  • maior

Resistência cultural, apoio e difusão da música potiguar, produção de notícias e conteúdos que interessam à periferia. Esses são alguns dos nortes da Web Rádio Insubmissa, criada na Zona Norte de Natal. A ideia é viabilizar um meio de comunicação independente, que seja focado no que importa e diz respeito ao povo. A iniciativa é também exemplo de que o rádio não é um canal atrasado, e sim adaptável.

A Insubmissa é uma iniciativa criada e mantida na Casa de Mídia, localizada no Bairro de Lagoa Azul, Zona Norte de Natal, entidade que resiste há 4 anos no bairro. A rádio foi criada e levada ao ar em Novembro de 2019 e já conta com um acervo de mais de 20 mil músicas nordestinas e potiguares. A programação funciona 24h e é composta por música local, recital de poesias, transmissões ao vivo de movimentos populares e lives nas feiras, sobretudo a do bairro de Natal.

“A iniciativa surgiu da necessidade que notamos de se ter uma rádio voltada para os movimentos populares e progressistas da periferia da Zona Norte. Trabalhamos com o objetivo de unir arte e luta para defender e veicular a produção artístico cultural da nossa região”, conta o coordenador e articulador popular da Web Rádio, Venâncio Pinheiro.

 

 Dentre os programas, sempre uma proposta diferente do que se vê na mídia tradicional até mesmo de jornais locais. Informes das feiras livres, produtos locais e histórias da gente que dali tira seu rendimento também estão na centralidade da rádio. A maioria dos programas são produzidos em parceria com coletivos culturais e movimentos sociais, como a Marcha da Maconha, que veicula o programa ‘Fumaça na Caiera’, voltado para os assuntos em torno da cultura antiproibicionista no estado.

Outro programa que se destaca na grade de informação é o ‘Subversão’, gravado na fronteira entre o Brasil e a Argentina pela Federação Anarquista da América Latina, que aborda os principais temas em torno da população Sul-americana que vive às margens da sociedade.

Muitas outras ideias rodeiam ainda a cabeça da equipe Insubmissa, como por exemplo, um programa com foco na Batalha do Vinho, maior movimento da cultura Hip Hop em atuação na capital. “O nosso objetivo é sempre o de produzir conteúdos que façam a diferença na vida de quem nos ouve, que ensine alguma coisa, que mostre movimentos, produções culturais esquecidos pela mídia tradicional e assim esse espaço vai sendo construído à muitas mãos. Devemos estar no caminho certo, recebemos muitos feedbacks positivos”, diz ainda o coordenador, Venâncio Pinheiro. A rádio é composta também pelo produtor e editor Aleson Cruz, junto ao Social Media Rickson Paulo, Uirandê Poranga e George Oliveira.


A Rádio Insubmissa, articulação sem fins lucrativos ou financiamento público, estréia ainda neste mês, no dia 25, o programa ‘Tirando o pó’, série sobre fatos históricos e acontecimentos políticos locais de uma forma descontraída e diferente do retratado nos livros. O canal pode ser acessado através do endereço: www.insubmissa.com 

 

 Notícia extraída do SaibaMais em: https://www.saibamais.jor.br/insubmissa-web-radio-na-zona-norte-de-natal-e-canal-de-resistencia-na-periferia/?fbclid=IwAR2d7GYFYU2hwNOo_mKGu_PBhF9hALqhFlnMn3mSjiOB7Rc_Vt6weu92qdM

Postado em: 10/08/2021 às 22:09:46

Link desta Noticia:

As Dez Melhores da ProgramaçãoTOP 10
1
Nova Natal
Na Boa Reggae Roots

2
Rabeca Alforria
Mariano da Silva

3
Algumas verdades sobre a mentira
Romildo Soares

4
Quase um Bom Rapaz
Cleudo Freire

5
Cretino
Du Solto

6
Ao gosto dos Anjos
Yrahn Barreto

7
Linda baby
Pedrinho Mendes

8
Cidade do Sol
Rastafeeling

9
Estado Poesia
Chico César

10
Zona Norte, Zona Sul
Khrystal


Email Twitter Facebook You Tube
PUBLICIDADE








 
Roda pe Venancio Pinheiro Barbosa
Venancio Pinheiro Barbosa Roda pe
Roda pe Venancio Pinheiro Barbosa Venancio Pinheiro Barbosa